12 janeiro 2015

[Fora da Rotina] Tina

Olá, Leitores!
Faz um tempinho que não posto nada fora da rotina, mas hoje trago para vocês um post inteirinho sobre a personagem Tina criada pelo Maurício de Sousa.
Por que estou falando nela?! Pois é, a Tina me tirou um pouquinho da minha rotina e adorei dar um tempo na minha normal rotina literária. Pude ler alguns de seus quadrinhos e me apaixonei, então fiquei pensando em como poderia falar isso para vocês e acabei encaixando aqui nesta coluna.
Espero que gostem, confiram ai:


















Tina é uma personagem jovem de histórias em quadrinhos e tirinhas, criada por Mauricio de Sousa em 1964. No iníco, era uma pré-adolescente com visual hippie e cheia de gírias modernas (pra época) e dividia histórias com os irmãos Toneco e Toim, o papagaio Palestrino e a avó Vovoca.
No final dos anos 1970, Tina perdeu o aspecto hippie, e se tornou uma adolescente vaidosa e preocupada com o seu futuro. Os parentes deixaram de participar de forma efetiva nas suas histórias e foram criados novos personagens na faixa etária dela . Recentemente a personagem se tornou estudante de jornalismo.
Para criar Tina, Maurício de Sousa se baseou nas suas filhas quando eram pré-adolescentes e adolescentes.
Conquistou um lugar mensal nas bancas brasileiras entre 2009 e 2011 com um título próprio. Em 2014, retorna com a mesma periodicidade em uma revista completamente nova e mais moderna.
É uma das personagens mais queridas da história dos quadrinhos brasileiros.
A Tina ou Cristina Costa e Silva é uma personagem completa, com 21 anos é estudante de jornalismo e possuí o seu próprio Blog [www], lá você encontra várias dicas dela, principalmente sobre moda, já que ela é tão antenada no assunto.
Também existe um site sobre a Revista Tina [www] onde a personagem se encontra mais moderna do que nunca.

E a nossa Tina tem a sua própria Turma. Quem não se lembra do Rolo?! Além disso temos a Pipa e o Zecão para completar a galera. Cliquem nos links para saber mais sobre os amigos da Tina!
No dia 27 de Maio de 2009, chegou as bancas o seu título próprio, que além de histórias inéditas, contava com entrevistas com personalidades famosas e uma seção informativa com fatos atuais e dicas de assuntos gerais. Em Outubro de 2011, essa publicação é descontinuada, totalizando 30 edições.
Em 2012, ganha duas publicações especiais promocionais, com o tema central de evitar o alcoolismo.
Em 14 de maio de 2014, a personagem ganhou uma nova publicação mensal em um estilo mais moderno e jovial. Além de conter histórias em quadrinhos em sua maior parte, conta também com matérias voltadas para o público feminino (como namoros, saúde, moda e etc). Assim, passa a ser considerada uma revista e não um gibi. Esse momento também marca a sexta mudança no desenho e no traço da personagem, que passa a ser em traço vetorizado (porém, o visual tradicional continuará em vigor nos gibis da Turma Da Mônica).
Também em 2014, Tina completa 50 anos desde a sua criação.

Pois é, a Tina ganhou muitas novidades e mostrei só um pouquinho delas, espero que vocês tenham gostado deste Fora da Rotina. Depois mostro os quadrinhos que li no Resumo Literário deste mês, só aguardarem.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo