20 junho 2014

Resenha: O Teste

No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
O Teste
Joelle Charbonneau
Editora Gente, selo Única
♥♥♥ 

Faz tanto tempo que eu não faço uma resenha que eu acho que até perdi o jeito. O que é um pouco trágico, mas enfim, vamos falar sobre O Teste. Primeiro livro de uma trilogia distópica, é narrado em primeira pessoa por Malencia Vale. Com quatro irmãos e 16 anos, Cia se formará na escola com uma turma de dezoito pessoas; faz dez anos que nenhum aluno da Cinco Colônias - a cidade da protagonista -  é selecionado para O Teste e esse sempre foi o sonho de Cia, para qual ela se dedicou e estudou tanto. O Teste é um meio de selecionar pessoas para irem a faculdade, pessoas essas importantes, talentosas e qualificadas pelo governo, para trabalharem em pró de deixar o mundo cada vez mais habitável, após uma guerra que tornou solo infértil, a água não-potável, falta de alimentos, entre outros fatores que tornavam a sobrevivência tão difícil. 
Após a cerimônia de formatura, Cia fica desapontada ao ver que não foi selecionada para o teste, logo ela percebe que uma vez que não vai para universidade, tem que decidir o que fazer. Saindo a procura de um emprego, Cia é convocada de volta a sua casa com uma surpresa: ela é mais três formandos foram selecionados para o teste. Malencia se sentiu realizada e ficou decepcionada ao ver a reação do pai por ela ser escolhida. Reação muito intrigante essa, por que o pai não queria que sua filha fosse para um teste que era o sonho de qualquer pai/aluno? Não que eles tenham escolhas, pois aqueles que são selecionados e recusam a participação são punidos severamente. É bom salientar que ele já participou do teste, mas todos os que realizam-os e são escolhidos, tem suas memórias apagadas. Porém é inevitável pensar o que passou pela cabeça do pai de Cia, suas palavras foram: Não confie em ninguém
O Teste é dividido em quatro partes: ensaios escritos, exames de aptidão, habilidades de trabalhar em equipe, tomar decisões e habilidades de liderança. Parece fácil, a parte complicada é sobreviver aos testes. Os resultados para aqueles que não são aprovados em qualquer um dos testes são catastróficos.
Os personagens são descritos de uma maneira um pouco superficial, então foi difícil pra mim se ligar à eles, digo mesmo para o romance: não consegui desenvolver uma paixão absurda pelo casal. O que eu mais gostei no livro foi de ver o lado psicopata dos personagens, o lado mais assassino, o lado mais sobrevivente. Isso fala um pouco sobre as, hum, surpresas que o teste propõe - um dos motivos pela qual a memória é apagada, creio eu. 
É tangível pra mim a semelhança com Divergente e Jogos Vorazes, talvez seja por isso a minha pontuação. Eu e uma amiga temos a mania de classificar nossa nota "três" como três bom e três ruim. Posso garantir pra vocês que nesse caso foi um três bom, simplesmente não consegui largar do livro, coisa que na época em que li estava sendo rara. Apesar da narrativa ser super envolvente, deixou ainda algumas pontas soltas, algumas falhas. Isso se tratando tanto de enredo, quanto na construção da narrativa. Entendem o que eu quero dizer? Faltava alguma coisa. Contudo, mesmo assim a escrita de Charboenneau se provou surpreendente. Com certeza lerei a sequencia da série, não só pela curiosidade, como para ver a evolução da escrita da escritora, eu sempre me surpreendo com isso quando leio alguma série. 
O final se provou ainda mais instigante, então por favor, Gente, aguardo ansiosamente a sequência!

Ficou curioso? A editora Gente preparou uma prévia exclusiva em formato digital, que você pode baixar aqui. Garanto que se você é fã do gênero como eu, não vai se arrepender. 

Um comentário:

  1. Oi, se voce precisar de um site para hospedar e compartilhar seus arquivos, visite o http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo