19 novembro 2013

Resenha: Etéreos

Bom dia! Hoje eu venho com a resenha de Etéreos, confiram:
Etéreos
Lilia Uzêda
Novo Século
Orelha de Livro
UM NOVO MUNDO SERÁ REVELADO! Prepare-se para viver uma experiência única, todos estão convidados a conhecer um lugar extraordinário em que universos distintos serão envolvidos numa audaciosa disputa em busca de poder. Num ambiente cercado por magia, encontra-se o enigmático território de Lanóvia. Um local que abriga um misterioso portal capaz de conduzir humanos, seres místicos e criaturas sobrenaturais numa viagem rumo ao desconhecido. Começa agora uma jornada espetacular repleta de paixões arrebatadoras, grandes mistérios, intensas perseguições e muitos segredos a serem desvendados. Seja bem-vindo ao Mundo Etéreo… E descubra como será fantástico fazer parte desta aventura.
 Bom, demorei um bom tempo pra ler esse livro. No começo, me encontrei bastante envolvida na história, porém conforme ela se desenrolava, me deparei com algumas dificuldades.

A história começa com Liv, que morava em uma floresta com Ama, voltando a morar com seu pai, após a morte de sua madrasta. Ela tem que lidar com problemas como seu irmão Felipe, que a despreza e Liana, sua irmã que tanto a ama. Há outros problemas, como ser filha de uma Etérea, algo que foi escondido dela desde então. Metade da vila acredita nisso, outra parte insiste no contrário, apesar da presença de outros da mesma espécie, além das lendas que os cercam.

Com o decorrer da história, Liv conhece outros Mesotéreos - aqueles que são filhos de Etéreos - e sua própria mãe, que é a Etérea do vento. Ela sofre vários ataques, desde homens querendo impedi-la de cumprir sua profecia, até monstros mortais. Apesar de sua linhagem mágica, Liv tem pouco controle sobre seus dons e não ajuda em nenhum desses ataques, sempre contando com outras pessoas para defendê-la.
Por toda a minha vida ouvi falar da existência dos Etéreos, seres sublimes criados pela Força Divina, responsáveis por executar os mais diversos acontecimentos existentes no planeta. Luz, Escuridão, Chuva, Vento, Raio, Relâmpago, Trovão, Terremoto, Terra, Neve, Água e Fogo… Elementos naturais que inexplicavelmente assumiam a forma humana e por meio dessa personificações estabeleciam momentos de interação com os humanos.
Liv pode ler mente - o que no ato, leva uma pequena mudança na cor seus olhos. Ela pode "viajar para fora do seu corpo", presenciando outra situação. Isso é algo muito perigoso, do qual sua mãe a alerta, pois ela corre o grande o risco de não encontrar o caminho de volta para dentro do seu corpo.

No decorrer de tantos acontecimentos, Liv se sente vazia, como se faltasse uma parte dela. Até que ela conhece Franco, O Príncipe Sem Coração. Tal qual ela sempre detestou por sua fama, mas se apaixona assim que o vê. Em certos pontos da história, pensamos que o livro evolui de um romance, para um triângulo e até para o quarteto. Graças a sua linhagem mágica, Liv é extremamente atraente e encantadora, o que faz que praticamente todos os personagens homens sintam uma atração por ela.

Liv tem que lidar com sua linhagem, seus poderes, cumprir sua profecia e convencer príncipe Franco de que ele tem que ir atrás do que lhe foi destinado, a posse do medalhão que seria capaz de realizar qualquer desejo. Claro, que o percurso nos deparamos com um amor proibido, onde para o príncipe Franco e Liv ficarem juntos, ele teria que abrir mão da coroa que é sua por direito.

Lilia tentou nos introduzir em um universo antigo, com reis, rainhas, com linguagem e personagem tão rebuscadas. Isso foi interessante e eu realmente gostei deste ar de antiguidade, porém, em alguns momentos, isso me pareceu meio forçado, como se ela tivesse realmente tentando, não saindo de uma maneira natural, o que trazia certas dificuldades em se envolver na história.

Falando sobre a parte gráfica do livro, a capa é realmente bonita, nada demais, mas achei uma capa muito bem feita e chamativa o suficiente. Contudo, nas páginas parece que não tem margem tanto na parte superior quanto na inferior, o que pra mim foi bastante perceptível - e até me incomodou um pouco. Quanto as visões de Liv, ela não era separada da narração, não tinha nada que diferenciasse uma da outra, o que até você se acostumar foi um problema.

O enredo no começo me lembrou Percy Jackson, mas foi bem perceptível que a autora fez de tudo pra fugir disso. A narrativa dela é bem clara e detalhada, o que foi um ponto positivo pra mim. Gosto de detalhes, isso facilita nos imaginar na cena proposta e Lilia usou muito bem esses artifícios.

Finalizando, apesar do livro ter uma primícia que me agrada e que em outras circunstâncias eu teria me apaixonado logo de cara, não consegui me envolver suficientemente. Parece que faltou alguma coisa, talvez um pouco mais de emoção na escrita, aquela cena que fizesse seu coração bater mais forte e você ficar louca por mais.

Agradeço a autora por ceder o exemplar para resenha, obrigada!
- A riqueza não nos torna diferentes, o que no torna diferentes é o que trazemos no coração - ela explanou com maturidade, para minha surpresa.
Como ele poderia ser ao mesmo tempo o meu veneno e a minha cura?

2 comentários:

  1. Oi Aline!

    Engraçado que enquanto eu lia a sua resenha, eu conseguia visualizar essa coisa de universo antigo... parece que pude entender bem como a história do livro se passa e achei a história muito legal! Fato é que essas coisas que te incomodaram poderiam me incomodar também, mas fiquei curiosa.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Gostei da sua resenha e fiquei bem curiosa em relação ao livro, e assim como a Marcelle eu consegui bem visualizar a história enquanto lia. Gostei mesmo =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Gosta de decoração? Conheça a Chevron Mania
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo