08 julho 2013

"Um Amor Para Recordar" #curiosidade.

Olá amoreeees...  How are you?
Vou logo me desculpando pela minha ausência no blog, é que eu estou sem internet em casa.  :( #sad
Bom, mas eu espero que tudo por aqui se resolva logo e venham logo instalar minha net novamente #oremos

Enfim, o post de hoje é um pouco polêmico. Eu estava "passeando" pelo google essa semana quando me deparei com uma discussão sobre o livro do Nicholas Sparks "Um Amor Para Recordar".


A questão é: Jamie Sullivan morreu ou não? Eu sequer sabia que essa dúvida existia, haja vista que eu nunca li o livro, mas enfim, já assisti o filme umas mil vezes e achei que seria uma boa informação para os esperançosos que queriam que a Jaime não morresse. O fato é que no decorrer do livro inteiro o autor nunca usa palavras ou verbos que explicitem a morte da Jamie. Pelo contrário, é como se ele propositalmente instigasse o leitor a tirar suas próprias conclusões. 




Quem acredita que a Jamie morreu:
Cerca de 70% das pessoas acreditam nessa hipótese, essas pessoas encaram a narração do Landon como alguém que se lembra nostalgicamente do passado, falando que amou a Jamie a ponto de nunca tirar a aliança, mesmo depois de 40 anos de sua morte. Também porque ele sempre fala dela de uma forma


Quem não acredita que a Jamie morreu:
A minoria das pessoas, mas que tem argumentos suficientes para não passarem despercebidos. Elas tem como ponto forte o fato de que acreditam que realmente ocorreu um milagre e a Jamie foi salva. O Landon fala várias vezes na fé inabalável de sua amada, e que somente um milagre poderia salvá-la. E quanto ao fato dele nunca ter tirado a aliança? essas pessoas também acreditam que o amor deles permaneceu forte e eles não se separaram, viveram realmente uma linda história de amor com direito ao futuro.


Depois de tudo isso eu fiquei muito curiosa e vou ler o livro em breve. E agora a entrevista que o N. Sparks deu falando sobre esse fato:


Sparks: Como eu mencionei nas notas, esta é a pergunta mais frequente que eu recebo. Até onde eu possa estipular, cerca de 70% das pessoas acreditam que a Jamie faleceu, outros 30% que ela sobreviveu e, ao perguntar sobre o assunto, elas oferecem algumas provas pelas suas conclusões. Não dizem que bons livros geram debates? Existe um número de coisas que eu preciso explicar antes de chegar exatamente a essa resposta, de forma que vocês possam entender as minhas razões. Parte disso, é relacionado ao livro X. (nome ocultado para evitar s
poiler). Precisamente, enquanto muitos leitores amaram o final desse livro X, muitos outros ficaram furiosos comigo por causa dele. Realmente furiosos. Isso permaneceu na minha mente enquanto escrevia Um Amor Para Recordar e, parte de mim pensava, que se eu matasse algum outro personagem principal, meus leitores nunca me perdoariam. No entanto, ao começar a escrever este novo romance, eu já sabia que a Jamie ia morrer. Cada página, cada cena, cada capítulo foi escrito com essa ideia em mente e continuou exatamente dessa forma até o final da história, quando chegou a hora de escrever as palavras. Mas, estranhamente, eu não consegui. Simplesmente não consegui. Não importava o quanto eu tentasse, não consegui. Por que? Porque a esse ponto eu já havia aprendido a amar Jamie Sullivan. Eu estava maravilhado pela sua força e fé, e sentia orgulho por tudo aquilo que ela representava. Eu não queria que ela morresse. Então, me encontrei em um dilema. Também, mantenha em mente que a história foi também inspirada na minha irmã, que ainda estava bem viva a medida em que eu ia me aproximando do final da história. Mas, por conta de tudo isso, por ter escrito a com a morte dela em mente, porque ela ia ficando cada vez mais fraca e mais fraca ao longo da história, teria sido desonesto (e francamente, muito manipulador), se a Jamie de repente se curasse. Eu podia imaginar alguns leitores chegando ao final da história e pensando, se esse fosse o caso, qual teria sido a razão de todo o crescimento do enredo em cima da doença. Outros poderiam fechar o livro e pensar que todo o romance havia sido crível... até aquele momento. Eu não queria gerar nenhuma dessas duas impressões. Então, o que eu faria? Eu não queria que ela morresse, e não conseguia escrever as exatas palavras. Porém, obviamente, tampouco poderia deixá-la viver. Este é o final, pessoal. Eu quis que os leitores terminasse com a esperança de que a Jamie sobreviveu. Quanto ao fato se a Jamie realmente viveu ou não, é ambíguo e propositalmente feito para sê-lo. Se você quis que a Jamie sobrevivesse, ela sobreviveu. Se você sabia que a Jamie ia morrer, ela morreu. Quanto a mim (e a minha palavra não é a final - eu escrevo os personagens, mas os leitores os conhecem tão bem quanto eu) eu imagino que houve uma boa chance que a Jamie tenha sobrevivido. Ou pelo menos, assim espero.

Agora me digam... Qual a opinião de vocês???
Beijoos <3

6 comentários:

  1. Eu não li o livro e nem olhei o filme. Acho bom eu anotar o nome,preciso ver e ler k

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não li o livro, mas já está na minha lista hehehe E o filme é muito bom, beijos!

      Excluir
  2. Eu nunca li o livro, apenas assisti o filme. No filme ela morre. Mas não sabia que existia essa dúvida quanto ao livro. Mas amei a forma como Nicholas Sparks tirou a dúvida dos leitores: "Este é o final, pessoal. Eu quis que os leitores terminasse com a esperança de que a Jamie sobreviveu. Quanto ao fato se a Jamie realmente viveu ou não, é ambíguo e propositalmente feito para sê-lo. Se você quis que a Jamie sobrevivesse, ela sobreviveu. Se você sabia que a Jamie ia morrer, ela morreu".

    http://everythingihateintheworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei surpresa quando soube que havia essa dúvida, e a atitude do Nicholas foi muito linda! Beijos!

      Excluir
  3. Li o livro e adorei ele,na minha opinião Jamie não morreu.No final fiquei espantada,pois havia assistido ao filme antes de ler o livro.Depois fui pesquisar e soube que Nicholas fez essa ambiguidade,adorei !

    ResponderExcluir
  4. Lindo livro, acho que ela não morreu pelo fato do amor ser o grande milagre na vida de qualquer pessoa !

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo