27 junho 2013

RESENHA: Deslembrança

Olá, Letters!
Trago mais uma resenha para vocês!

Titulo Original: Forgoteen
Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Nota:  ♥♥♥♥

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.



Resenha: Antes de pegar “Deslembrança” para ler, li algumas resenhas e muitas diziam que era um livro fofo. Então resolvi pegar pra ler e tirar minhas próprias conclusões e realmente estavam certos, pois é completamente fofo o relacionamento do casal em si. Digo que não foi um dos melhores livros que já li, mas não é entediante, só sinto que faltou alguma coisa na estória pra deixar incrível. Tirando isso, é interessante ler, pois tem um enredo diferente e gostei da proposta que a autora queria passar, que é o esquecimento. Uma coisa que gostaria de comparar com o livro é o filme “Como Se Fosse a Primeira Vez” – provavelmente já devem ter visto na televisão. O que ambos têm em comum é o fato de as mocinhas se esquecerem do que aconteceu no seu dia após dormirem. É legal, vale a pena ler.

“Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minha lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.”
É um livro pequeno e da para concluir bem rápido. Não posso deixar a capa passar abatida, pois achei linda e tem tudo a ver com a estória dando um ar de deslembrança. Uma coisa que gostei foram os bilhetes em que ela escreve para se lembrar do que se passou no dia seguinte.
“Para mim, ler é lembrar.”
A personagem é London Lane, uma garota que sofre de esquecimento desde pequena. O fato é que em uma determinada hora da madrugada seu cérebro se reinicia apagando o que acabou de viver. Outra coisa é que ela consegue ver o que acontecerá no futuro, o que pode ser bom ou ruim. Assim, precisa fazer anotações para si mesma, para se lembrar de coisas importantes. Desculpem pelos trechos, mas é que gostei tanto que tive que colocar.
Jamie: “- Ai, sua memória ferrada é tão irritante as vezes – diz ela com um suspiro profundo.”
Logo no começo do livro, London se depara com Luke, um garoto lindo e o responsável pela fofura do livro. E todos os dias após ler seus bilhetes ela se lembra de seu namoro com ele e apaixona-se toda vez. Achei o casal incrível.

Sobre o final, gostaria que tivesse mais páginas para continuar, pois é um pouco vago. Ou até a autora poderia escrever uma sequencia. Mas, achei os personagens muito bem construídos. E do meio para o fim, algumas coisas mudam em relação a sua memória, o que é bem legal se lembrar de vez em quando. Enfim, não vou dizer que não recomendo, porém se um dia não souber qual será sua próxima leitura, indico esse.
“Pergunto-me se meu coração acompanha a passagem do tempo, ainda que minha cabeça não consiga. Talvez seja por isso que tenho tantos sentimentos por Luke agora, apesar de, do ponto de vista técnico, tê-lo conhecido hoje de manhã, no período de estudos.”
"Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente apenas eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte: também posso mudar o futuro." 

Até mais, Letters! 

4 comentários:

  1. Você propôs mesmo que eu me apaixonasse pelo livro né? Li e imaginei os personagens,a história.. A capa é linda,a história em si parece fofa mesmo. Amei!

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou mesmo, então leia, é bem legal!
      Beijos!

      Excluir
  2. A história me interessou muito, pois me fez lembrar de um anime chamado EF - Tale of Memories, no qual também existe uma personagem com o mesmo problema de memória (com exceção sobre ver o futuro) e que também se envolve com um rapaz. É bem dramático o andar da história dos dois e creio que neste livro as coisas também não sejam fáceis. Livro adicionado na estante do Skoob.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou!
    Obrigada, e beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo