02 junho 2013

Anime: Byousoku 5 Centimeter

Aye aye, já fui apresentando aqui no blog, mas como esse é meu primeiro post vamos lá:
Jo soy William, ou Will, ou W, ou... não achei outro diminutivo.
Minha grande máxima é: "uma boa história pode ser contada em qualquer mídia". E, seguindo isso, sou um grande fã de livros, HQ's, mangás, animes, filmes e séries. Não tenho o costume de escrever para blogs, então minha escrita pode parecer um pouco "rebuscada" de mais (leia-se chata), já que escrevo apenas trabalhos técnicos para a facu, mas vou ajustando isso aos poucos.

Mas quem se importa com isso? Vamos falar de coisas relevantes, vamos falar de "Byousoku 5 Centimeter" ("5 centímetros por segundo" em tradução livre)

Byousoku é uma série de três OVA's do diretor consagrado Makoto Shinkai, tida para muitos como sua obra prima até então. E de fato, Hayao Miyazaki é um gênio, mas Shinkai faz nesse anime algo espetacular na direção de arte. Os dois primeiros OVA's têm 24 minutos aproximadamente, o terceiro tem 15 minutos, se assumirmos a taxa de 30 fps (quadros por segundo), então podemos dizer que Shinkai entregou 113.400 obras de arte, cada quadro tem a capacidade de encher os olhos de maneira realmente sublime (na falta de adjetivo melhor). Não acredita? Acha que exagerei? Fique com um gostinho então.

Byousuku 5 Centimeter (cena do segundo OVA)



Tá ok Will, mas tu não disse ainda do que se trata a história.

De fato, de fato, eu ainda não disse. Bom, a história aborda... nada.
Mentira minha, mas não tanto. Na história temos um casal de jovens que cresceram juntos, são muito apegados mas ainda muito crianças para que seja uma relação romântica. Até que a garota é obrigada a deixar a cidade por conta do trabalho dos pais, a partir daí o contado deles se dá apenas por carta (essa parte do anime se passa antes de 2000, então nada de e-mail ou celular). Em um belo dia o garoto também se vê obrigado a mudar de cidade, mas para o lado oposto da garota, o que irá tornar impossível um possível encontro.

Esse é plot inicial, um anime que aborda a distância entre duas pessoas e como ela cresce sem que percebamos. Não falarei mais para não dar spoiler, mas o modo como é tratado o tema é espetacular na sua simplicidade. O diretor nos trouxe algo extremamente verossímil, uma história que não se rende aos exageros e ao romance barato, não se entrega a lição de moral e as intrigas forçadas.

É curto, mas é belo enquanto dura. Já havia dito no meu post de apresentação que eu só gosto de histórias de romance que são muito fora da curva, e Byousuku me conquistou pela sua genialidade singela. Ele não é genial por que a história é inteligente, ele é genial porque é belo, porque é simples, porque é real.

Tá ok Will, você só teceu seda até agora, não tem nada de ruim para falar dele? Para de puxar saco e fala logo.

Hummm, essa é uma obra genial japonesa. Obras geniais japonesas têm a incrível mania de parecer um tanto "parada" aos olhos ocidentais. Certo, fui generalista aqui, o que quero dizer é que devido a cultura oriental muitas obras vindas da terra do Sol nascente possuem um ritmo lento aos nossos olhos acostumados à movimentada Hollywood. Isso não é um defeito em Byousuku, é apenas uma característica. Por sua natureza essa obra pode ser considerada monótona por muitos, mas é justamente isso que faz dela algo tão digno e singelo, então fica apenas como questão de gosto.

Em relação aos personagens eu até poderia tecer algo sobre eles, mas é realmente muito difícil falar sobre suas personalidades sem dar nenhuma espécie de spoiler (você ia acabar adivinhando o final).
Falando em final, esse é o grande clímax do anime, até aqui tudo parecia muito bom, mas os últimos 5 minutos torna a obra simplesmente excepcional. Eu mesmo vi o final três vezes, uma para acompanhar só a legenda, outra para acompanhar só as imagens, e outra porque sim.


P.S.1: Esse merece ser visto em alta definição, recomendo baixar aqui, o encode da anbient é leve mas com ótima qualidade.
P.S.2: Assista, são só três episódios, vai logo.
P.S.3: Depois de ver deixe um comentário dizendo o quanto é sensacional o final do anime... ou me chame de exagerado.

Bom, como hoje é um dia especialíssimo irei fazer dois posts, mas não se acostumem com isso :)
Sendo assim em breve sai minha nova recomendação.

Inté mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo