15 abril 2013

Por que ler um livro que já virou filme?


Bom dia e boa semana à todos, letters! 
Hoje eu venho falar sobre livros, mas sem ser resenhas, divulgações e etc. A questão da vez é: Porque ler um livro que já virou filme? Como eu responderia essa pergunta? Porque é melhor! Simples assim, os livros são beeeem melhor que os filmes em todos os aspectos! Mas sabendo que vocês não ficariam satisfeitos com o meu "porque é melhor!" eu elaborei argumentos mais consistentes e eficientes baseado em outros artigos que li. Cliquem em leia mais:


1. Livros são mais detalhados: Todo mundo sabe disso. No filme, você presencia a cena, ouve as falas, mas você não pode saber o que, por exemplo, os personagens estão pensando no momento da cena, o que muitas vezes o livro nos proporciona. A riqueza em detalhes, além de nos contar mais sobre a história, nos proporciona a possibilidade de imaginar como quisermos aquele mundo. Uma experiência única. Mais do que contar uma história, da asas a nossa imaginação. 

2. O livro te leva mais longe: Eu acabei de falar sobre essa, mas vale reforçar. Quando nós lemos, é mais do que unir letrinhas e formar palavras. Através dessas letras nós criamos, imaginamos e vemos um mundo a parte único. Ninguém interpreta o mesmo livro da mesma maneira, a mente do ser humano é única. Ele te dá diversas interpretações, conclusões para a mesma história, ou situação. 

3. Você pode imaginar os personagens e as cenas de maneira diferente: Quem nunca foi assistir um filme de um livro que já leu e encontrou um personagem completamente diferente do que imaginava? Esse é o dom do filme, acabar com a nossa imaginação. Ok, drama a parte. Com o livro, você tem uma visão única, os traços do personagem, as cenas, os detalhes, são unidos e projetados pela sua mente, o que torna tudo mais mágico. 

4. Livros aguçam a inspiração: Ok, pode parecer clichê mas é verdade! O livro não é todo trabalhado onde você tem que apenas assistir pra conhecer a história, você tem que imaginar a cena e nisso, você começa a imaginar como poderia ser diferente, você adiciona seus próprios traços e detalhes à história. Ao ler duas vezes o mesmo livro, você interpreta a mesma história de maneira diferente, você tirará outra lição de moral. 

5. Os filmes distorcem a verdadeira história: Um fato. Os filmes não contam a história como dos livros, não exatamente. Eles sempre alteram alguma coisa, se você encontrou algum diferente, mostre-me! Há algumas exceções que eu não tenho muito o que reclamar. Tem livros maravilhosos que viram filmes não tão bons assim. É bom se atentar a isso e não julgar o livro pelo filme!

6. Os filmes tiram cenas importantes: Lê-se Percy Jackson. Ok, eu tinha que fala sobre PJO. Porque eu fiquei puta da vida surpresa com a quantidade de informações importantíssimas que o diretor tirou ao fazer o filme. Graças a Deus, mudaram o diretor de MDM, porque eu não conseguiria lidar com isso também. Muitas vezes, cenas importantes, lindas e fantasticamente incríveis como o Percy lutando com um deus, CARA, ELE LUTOU COM UM DEUS E NÃO COLOCARAM NO FILME os diretores tiram, dói, sabe. Dói mesmo. 

7. O livro ajuda no vocabulário e na gramática: Nada melhor do que um bom livro pra enriquecer seu vocabulário e ajudar naqueles errinhos gramaticas. Além de aprender novos termos, concordâncias e metáforas. 

8. Intensidade: Quando você ler, o fato de você imaginar e sentir as coisas por um ponto de vista único é inimaginável. A leitura te faz viver mais intensamente a história, mas do que assistir, você vivencia. 

9. Citações, músicas, culturas: Eu já aprendi um bocado de coisas com livros. Adoro livros que usam polifonia, ou que citam livros e músicas. Eu sempre marco pra saber a respeito. Além daqueles livros que se passam em lugares diferentes, outros países e falam sobre o ambiente. É único. 

10. Porque é melhor! Não poderia deixar meu motivo universal de fora, né pessoal? O livro é melhor em todos os aspectos, então não se privem dessa maravilha, haha!

Dica extra u-u

Espero que tenham gostado e aproveitado as dicas, foram todas elaboradas por mim. 
Créditos a Michelle Canever que me ajudou, hehe. 
Se copiar credite! 
Obrigada pessoal e até mais! 
xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo