20 agosto 2012

Biografia: Lillian Bassman

Oi pessoal eu vim aqui trazer para vocês a biografia dessa artista maravilhosa, ela era conhecida no mundo inteiro e em 2010 teve suas fotos em amostra em Londres, seu trabalho é incrível, espero que essas imagens consiga fasciná-los tanto quanto a mim. 

                                                                      Lillian Bassman

Lilian nasceu em 15 de junho de 1917, Brooklyn- Nova Iorque, filha de judeus russos. Trabalhou como fotógrafa de moda. Suas fotos capturam o estilo de uma época. O momento de introspecção, emoção, feminilidade, intimidade, cada foto conta uma história. Poesia, mistério e glamour, dentro de um cenário de contrastes entre claro e escuro. Lilian foi considerada uma das mais importantes fotógrafas de moda do século 20.

                                                Anúncio de lingerie para a Warner, 1951

Ela começou como assistente de Alexey Brodovitch, aclamado diretor de arte da “Harper’s Bazaar” americana, e logo começou a clicar pra revista. 
 Na década de 1970, abandonou a fotografia de moda,   insatisfeita com as modelos, muito novas e muito estrelas, segundo ela, que ganhavam espaço. Ao fazer isso, ela jogou fora 40 anos de negativos e impressões - trabalho de sua vida. Mais de 20 anos depois, uma sacola esquecida, com centenas de imagens foi descoberta, esse foi o seu retorno à fotografia.

                                               Harper's Bazaar, New York, julho de 1955

Com seus 93 anos reinterpretou e re-imprimiu suas fotos com o uso da câmara escura e manipulação manual e photoshop e seguiu fotografando pra revistas como a “NY Times Magazine". É bem provável que as imagens mostradas aqui não sejam como eram originalmente impressas mas o mais importante é como a fotógrafa se interpreta décadas depois de terem sido criadas.

"Wonders of Water" Harper's Bazaar de 1959, em Nova York.

Lilian Bassman morreu no dia 13/02 desse ano em sua casa, em NY. Ela tinha 94 anos e uma carreira pontuada por imagens em P&B, provando que nem sempre é preciso de cor pra criar imagens de moda impactantes. A última retrospectiva com suas fotos ficou em cartaz em 2010, em Londres.

                                         Lady Bird Seubert Anneliese, Vogue alemã de 2000


*Juliana Amazonas; Caso copie, favor creditar.

Fontes: Blog Rabiscos da bere.
             Staley Wise Gallery.

Beijos, até a próxima.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo