13 julho 2012

Dia mundial do rock

Eu estou aqui hoje porque estamos comemorando nesse dia 13 de Julho o dia mundial do rock, - algumas pessoas pensam que é no dia 31 de Julho, mas isso está errado - isso se deu ao fato de que nessa mesma data a 27 anos atrás um show foi organizado [Live Aid] em Londres, na Inglaterra e nos Estados Unidos na Filadélfia, eles tinham o objetivo de acabar com a fome na Etiópia, o show foi transmitido para o mundo todo pela BBC e abriu os olhos de todos para fome no continente africano, 20 anos depois outro show foi organizado [Live 8], pelo Bob Geldof como uma nova edição ele tinha como objetivo pressionar o G8 a perdoar a dívida externa de países mais pobres, para assim erradicar a fome do mundo. Outro dos marcos foi a volta do Pink Floyd que tocou junto nesse show, após 20 anos de separação.

Rock: Origem

Rock é o termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta.
No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.


O rock no Brasil
 Legião Urbana


Numa época em que a Bossa Nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década.
Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Hard rock e heavy metal


 Ac/dc

Uma segunda leva de bandas de rock do Reino Unido e Estados Unidos se tornou popular durante o início da década de 1970. Grupos como, Nazareth, Grand Funk Railroad, Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple, Queen, Alice Cooper, Judas Priest, Status Quo, Aerosmith, Black Sabbath e Uriah Heep, da Austrália vinha AC/DC, da Alemanha Scorpions e do Canadá Rush, intensificaram o modo de tocar, conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock.

  Black Sabbath

Este sub-gênero pereceu em direção a imitação caricatural no final daquela década. Muitos de seus adeptos lançaram álbuns mais próximos do rock progressivo ou até da disco music. Poucas bandas - entre elas, Kiss, Black Sabbath, Queen, AC/DC, Led Zeppelin, Aerosmith, Rush e Scorpions - mantiveram um número significativo de fãs e ocasionalmente emplacaram sucessos comerciais.

 Metallica 

Apesar da esmagadora maioria da crítica musical ter aversão ao hard rock, este estilo musical ganhou uma sobrevida, com lançamentos como o álbum de estréia da banda Van Halen em 1978 e o Tokio Tapes do Scorpions . Os discos ajudaram a prenunciar uma era de maior comercialização do rock, estabelecida fora de Los Angeles. Depois que este "lado glam" do metal entrou em ascensão, bandas como Iron Maiden, Def Leppard, Saxon, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, conduziram o metal a sua cena original, que passou a ser chamado de heavy metal, mas analisando a musicalidade de bandas anteriores à New Wave e Thrash, viu-se que o heavy metal já existia, visto que várias bandas faziam músicas mais pesadas que o hard rock como o Black Sabbath, o Kiss, o Judas Priest, o AC/DC e outras bandas que conseguiam compor músicas dos dois estilos, então hoje se diz que na verdade o heavy metal surgiu no começo dos anos 1970 com o Black Sabbath, que também compunha muitas músicas no estilo hard rock.

Década de 1990


 Nirvana 

Grunge foi um estilo de música, voltado para sons pesados e distorcidos, mas sem ser metal. A principal banda desse estilo era o Nirvana, que tinha um som voltado para o alternativo.


Metal alternativo é uma forma eclética de heavy metal. Algumas bandas surgidas, com esse estilo, são: Faith No More, Alice In Chains, Living Colour, Deftones, Tool, Godsmack, Evanescence, System of a Down e Three Days Grace .

Nu metal também conhecido como new metal ou nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais nas suas composições, notadamente rap ou música eletrônica. Por causa disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, Limp Bizkit, P.O.D., Otep, Linkin Park e Papa Roach. Alguns atribuem a origem do estilo ao Faith No More, enquanto outros remetem à sonoridade adoptada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).

 Pantera

Metalcore vertente do heavy metal que começou a surgir no final da década de 1990 e hoje é o estilo mais popular entre os jovens da atualidade. Mistura elementos do Heavy Metal em uma sonoridade mais melódica, alternando entre o uso de vocal gutural e limpos (melódicos).Algumas bandas dessa vertente As I Lay Dying, Avenged Sevenfold, All That Remains, Bullet For My Valentine, Caliban, Killswitch Engage e In This Moment.
 Avenged Sevenfold 


Well pessoal não poderíamos deixar esse dia passar em branco, eu mesma sou suspeita para falar porque eu amo quase todas as essas bandas sitadas acima então, sinceramente não imagino a minha vida sem o rock definitivamente é o meu gênero de música favorito, então espero que tenham gostado do post, até a próxima.
Beijos.

*Matéria adaptada, caso copie favor creditar: Juliana Amazonas.

Fonte: Wikipédia.

4 comentários:

  1. Adorei Aline, o Rock é tudo, é essência, minha paixão...
    ótimo post, adorei vc ter contado a história, parabéns pelo blog, sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, com certeza, rock é tudo, é o começo de histórias e viverá até o fim, por mais que venha e vai bandas, tem aquelas especiais, que você leva contigo pra sempre, músicas que mexe contigo de verdade.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. O melhor do rock pra mim ainda é o Hard Rock: perfeito!
    Mas como sou fã de U2 não tenho definição. Se a música for boa eu aceito ;)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, tem que ser música boa! E rock DE VERDADE!

    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo