14 maio 2012

Biografia da semana!

Muitas pessoas acreditam não serem capazes de alcançar seus objetivos, porque se deparam com determinadas dificuldades. Hoje, através da biografia de um escritor, eu vou mostrar para vocês, que nenhuma dificuldade é forte o bastante para te impedir de ser feliz.


- Sua mãe morreu quando tinha 10 anos.
- Seu pai casou-se novamente.
- Não tinha condições financeiras, frequentou por um curto tempo a escola pública.
- Foi vender doces na rua para ajudar nas dispesas.
- Era gago e epilético.
- Seu pai morreu.
- Sua esposa morreu. 

Machado de Assis, um dos principais escritores da literatura brasileira. 

Machado de Assis nasceu dia 21 de junho de 1839, em uma chacára do Rio de Janeiro.Seus pais chamavam-se José Francisco Machado de Assim, mulato e pintor de paredes e Leopoldina Machado de Assis, lavadeira de origem portuguesa.

Machado de assis escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.

Logo cedo mostrou seus talentos intelectuais, aprendeu francês com um imigrante padeiro. Em 1851 morreu seu pai. Em 1855 frequentava a revista Marmota Fluminense, cujo foi publicado seu poema "Ela" em 21 de janeiro. Em 1856 ele entra como aprendiz de tipógrafo onde conhece o escritor Manuel Ântonio de Almeida e permanece até 1858. 

Ele retorna para livraria Franciso de Paula Brito e passa a colaborar para varios jornais e revistas. Em 1864 publica seu primeiro livro de poemas. Em 1867 inicia sua carreira como funcionário publico. Torna-se redator do Diário Oficial, onde logo foi promovido a assistente de diretor. 

Em 1869 casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, que estimulou sua carreira literária, em 1872 publica seu primeiro romance "Ressureição", em 1881 publica seu romance "Memórias póstumas de Brás Cubas" que marca a fase realista de suas obras. 

Em 1873 foi o primeiro oficial de Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, em 1880 foi oficial de gabinete, em 1888 foi Oficial da Ordem da Rosa, por decreto imperial, por seus serviços prestados ao estad0, em 1892 assume a direção Geral do Ministério de Viação.

Em 1896, Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, na primeira reunião foi elegido presidente por unanimidade e permaneceu no cargo até 1908.

Em outubro de 1904 morreu sua companheira, que além de revisora de suas obras, era sua enfermeira, por causa de seus problemas com epilepsia. Após sua morte, o romancista raramente saía de casa e em sua homenagem dedicuou um de seus mais famosos poemas, "A Carolina".

Machado de Assis morreu aos 69 anos, com câncer na boca em 29 de Setembro de 1908.

- Escreveu sua primeira obra aos 16 anos
- Falava as línguas francês, inglês, alemão e latim
- Fundou a Academia de Letras
- Introduziu o Realismo no Brasil
- Apesar de seus problemas financeiros, conseguiu vários trabalhos em jornais e revista
- Cresceu muito na carreira política
- Escreveu  9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.
- Nunca frequentou a faculdade
- E apesar da epilepsia e de todos os seus problemas emocionais, ainda conseguiu chegar aonde chegou, e se tornou um ícone da literatura.

Você ainda acha que tem problemas o suficiente para desistir?

Não esqueçam de deixar seus comentários e sugestões, sua opinião é muito importante para nós! Até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo